terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Egoísmo e Covardia?

Percebi aos poucos o quanto as pessoas julgam os outros por não pensar naqueles que fazem parte de sua vida. Não por ignorar a existência de quem gosta de você, mas sim pelo fato de não se importar com o que as suas atitudes vão machucar ou ofender eles.

Acho que o fato de algumas pessoas pensarem assim, é extremamente egoísta da parte deles. Vejamos os exemplos: Uma pessoa suicida, uma pessoa que já amou e não quer mais que isso aconteça.

Parte Um: Suicidas.

As pessoas julgam os atos suicidas como egoísmo e covardia, por acharem que ele está fugindo dos seus problemas e com isso acaba ofendendo as pessoas ao seu redor. Meu ponto de vista é que todos têm seus problemas, e devemos entender da maneira deles. A pessoa suicida pode estar cansada de viver uma rotina, e por mais que isso mude, ele tem a certeza que vai continuar a mesma coisa.

Eu sinceramente, não vejo como covardia o suicídio, vejo apenas, como um adiantamento do fim, que já estava mais próximo de qualquer forma. A pergunta que não quer calar é: O que realmente é o egoísmo e covardia? Deixar uma pessoa que está cansada dos seus problemas, ou simplesmente não agüenta mais viver, acabar seu trabalho no mundo, ou forçar ele a ficar vivo e sofrer mais e mais apenas para não ofender as pessoas que estão a sua volta?

Viver por si, é um ato de dignidade, viver pelos outros, isso sim, é um ato de covardia.

Parte Dois: Padrão de relacionamentos.

Namoros, e amizades são coisas paradoxais que um dia podem existir e outro dia não. Me encontro perdido nessa situação, pois falam que eu sou egoísta de não querer me arriscar com algumas pessoas. A resposta é que desde sempre me encontro com um caso e um grupo de amigos, que por mais intenso que seja, mais cedo ou mais tarde isso se desfaz.

Minha idéia é aprender e ensinar com todos ao meu redor, e com as pessoas que possam se tornar alguma coisa na minha vida. Mas realmente estou cansado de deixar o sentimento tomar conta a cada pessoa que me diz isso. Eu analiso todas as questões, e não acho que pessoas possam mudar um dia, acredito que elas apenas se adaptam ao novo momento. Quando eu vejo que existe algo que eu posso aprender com aquela pessoa, eu acredito que possa valer a pena, então invisto. Agora, quando eu vejo que a pessoa faz coisas que eu não suporto, ou que eu tenho desprezo, por que diabos eu iria investir?!

É egoísmo ou covardia não querer algo que não gosta, tendo a certeza que não gosta?

- Realmente não acho que seja egoísmo ou covardia, acredito que seja parte da sobrevivência mental.

Enfim, não me arrependo.

Esse tópico tende a ser muito extenso, então tentei simplificar ao máximo.

Lembrando a todos que escrevo sobre meus conceitos baseados na minha vivencia, não estou levando a palavra de todos, mas sim a minha.

A todos os ouvidos: Nine Inch Nails - Survivalism.


4 comentários:

  1. concordo plenamente sobre o suicida. quem somos nós para julgar a dor alheia e medir como se fosse nossa..

    ResponderExcluir
  2. Tem muitas pessoas no mundo que são egoísta e acabam se transformando numa pessoa ruim, que só pensa em si e não nós outros

    Estou seguindo seu Blog, se puder segue o meu Blog
    http://semfreiosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. oie flor vim da uma passadinha aqui seque meu blog ...to te sequindo beijinhos
    http://chikddue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É bom o seu argumento e eu respeito, porém o suicídio é uma atitude um tanto precipitada e sem volta.. digo isso porque quase todo mundo já sentiu vontade de se matar um dia (inclusive eu) e é nesse momento que devemos pensar bem e procurar saídas e ombros amigos, mas não julgo quem faz isso pois nem todo mundo tem alguém em que se apoiar.. Já os relacionamentos são meio complicados e na verdade não existem padrões, cada caso é uma caso,tudo depende da sintonia entre os dois.
    http://vocesabs.blogspot.com

    ResponderExcluir